domingo, 28 de Abril de 2024  11:09
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


DESPORTO & LAZER

imprimir resumo

Todos somos peões

Todos somos peões


de 1 a 30 de Junho/ ano 2012

Aveiro


A Câmara Municipal de Aveiro vai lançar, durante o mês de junho, a campanha “Todos somos peões”, que será desenvolvida no âmbito do projeto europeu Active Acess, do qual a autarquia aveirense é a única cidade portuguesa
aderente. Pretende-se com mais esta ação incentivar a pedonalidade como forma de mobilidade preferencial no centro da cidade.

A campanha “Todos somos peões” será constituída por 3 ações:
1 – “Ganhe Rodas para Compras a Pé” – Trata-se de um sorteio, com a colaboração da ACA – Associação Comercial de Aveiro, a decorrer durante o mês de junho, em que os lojistas da zona da Beira-mar, darão aos seus clientes, senhas numeradas (proporcional ao valor das compras) que os habilitarão a 20 ganhar sacos de compras com rodas. Este sorteio será realizado durante o Festival da Enguia que irá decorrer na Praça do Peixe, nos dias 7 e 8 de julho.
2 – “Eu não piso o seu carro, não pise o nosso passeio” – Trata-se de um flyer de sensibilização ao peão enquanto condutor, para que não ocupe com o automóvel o espaço destinado aos peões, prejudicando a sua circulação e degradando o espaço público.
3 – “Todos Somos Peões” - Mupis de sensibilização geral aos cidadãos para que seja respeitado e mantido livre o espaço destinado aos peões. Para colocar junto das zonas pedonais mais “invadidas” como o Cais do Côjo, a Praça do Peixe ou a Rua Direita.

Apesar da zona de intervenção, no âmbito do projeto Active Acess, ser o bairro da Beira-mar, foi sempre intenção da Câmara Municipal de Aveiro abranger todo o centro cidade nesta sensibilização. As dimensões e a topografia de Aveiro são muito favoráveis a deslocações a pé, pelo que num raio de 10 ou 15 minutos a pé, se alcança muito do que precisamos no nosso dia-a-dia.
Recorde-se que, nesse sentido, foi lançado o Mapa Pedonal, cuja primeira edição teve como objeto principal os moradores do bairro da Beira-mar, e na segunda edição toda a cidade, indicando as distancias em minutos a pé, promovendo desta forma o “andar a pé”.
“Active Access” é um projecto europeu do qual o Município de Aveiro faz parte que tem como principal objectivo modificar os hábitos dos moradores e visitantes, nomeadamente alterando a percepção destes, com mapas que demonstram aos moradores que, num raio de 300 ou 400 metros, têm a maior parte do que precisam em termos de comércio, serviços e equipamentos para o seu dia-a-dia, e aos visitantes será fácil deixar o carro num dos estacionamentos envolventes e ir a pé fazer as suas compras, ir a restaurantes ou simplesmente passear.
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®